sábado, 30 de novembro de 2013

Compartilhar

"(...) De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? E como pregar, sem ser enviado para isso? (...)" (Rm 10,9-18) 
(...) Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens (...) (Mt 4,18-22) 

O Evangelho de hoje nos conta a história da cooptação de alguns apóstolos por Jesus. Homens vocacionados a levarem a Boa Nova aos homens. Até então, simples pescadores que ouviram um chamado todo especial.

Deus capacita cada um de nós com dons. 

Um dom é aquilo que podemos realizar com amor, que nos coloca com prazer a serviço do próximo

É a parte de um presente que Deus deseja ver compartilhado, uma função dentro do corpo, uma peça do quebra-cabeça, um elo da corrente.

Somos complementares, codependentes, porque Deus nos quis unidade

Tal complementariedade evidencia a grandeza do projeto de Deus. Um projeto minuciosamente elaborado. Um projeto de solidariedade, de fraternidade, que passa ao largo do individualismo que cega o homem.

Aquele que se reconhece agraciado com tamanho gesto de amor, põe Deus em suas atitudes, em seu trabalho, em seu dia a dia. Leva ao espírito do irmão a paz do Senhor, seja por meio do tempo doado a um amigo, de um serviço prestado com zelo, ou mesmo pela pregação direta da Verdade que alegra.

É preciso que o amor de Deus continue a se manifestar em cada um de nós, como um "virus do bem", cuja transmissão se iniciou desde que Ele enviou Seu Filho Perfeito para nos salvar, dando o mais claro testemunho de Sua Amorosa Existência.

Glória a Vós, Senhor!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Fazer o bem

"(...) O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles (...)" (Daniel 6, 25)
Deus salvou Daniel na cova dos leões. Uma historia maravilhosa. Daniel confiou em Deus. e, por isso, Deus fez esse milagre. Ele saiu da cova sem nenhuma lesão. Graças a Deus.

O que havia feito o rei? O rei havia baixado um decreto determinando que ninguém poderia orar a Deus. Todas as orações teriam que ser feitas ao rei. 

O rei quis ser como Deus, mas ele gostava de Daniel e não desejava sua morte.

Nesse momento, pensamos: Legal, esse rei é, na verdade, um rei misericordioso. Quer nos mostrar como Jesus deseja perdoar os pecados...

Mas todas as pessoas disseram ao rei que isso era contra a lei e, por causa do medo, ele não agiu de acordo com sua consciência. Ele quis ser rei para sempre e não quis arriscar sua condição.

Conquanto o rei tivesse um bom coração no momento, ele não conseguiu fazer nada, mas ficou alegre quando Daniel apareceu sem nenhuma ferida, ao final.

Naquele momento tudo ficou bem e a historia pôde, enfim, terminar. Todavia, o rei procurou culpados para o ocorrido.

Jesus disse: "amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltraram e] perseguem" (Mat 5,44).

Apesar disso, sabemos que existem comportamentos que, normalmente, não adotamos. Cada pessoa possui uma lei dentro de si que diz o que se deve e o que não se deve fazer.

É menos importante obedecer a tantas "regras" que fazer o bem, ajudar pessoas e buscar a felicidade em nossas vidas

Felizes as pessoas que são flexíveis

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Firmes na Fé em Cristo

"Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé (...) É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!(Lc 21,12-19)
O Evangelho de hoje é mais uma prova irrefutável da veracidade do cristianismo. Trata-se de profecia que já se confirmou no passado e que continua a se confirmar no presente: a perseguição aos cristãos. 

Tal perseguição se revela nos dias de hoje muitas vezes de forma dissimulada, como quando levantam suspeitas despidas de quaisquer fundamentos e fazem chacota com a crença em Jesus Cristo.

Um filósofo ateu* ousou dizer que buscam um deus apenas aqueles em que prepondera o sofrimento em vez do prazer. (Aliás, para alguém que se diz ateu, admitir aquilo em que não acredita - Deus - como uma forma de compensação do sofrimento humano, é, no mínimo, uma contradição em seus próprios termos. Afinal, como algo que "não existe" poderia produzir algum efeito?). 

Isso carece de sentido, pois SER CRISTÃO NÃO É NADA FÁCIL. Ser cristão implica enfrentar preconceitos, piadas, ofensas, marginalização... Enfim, toda sorte de perseguição. Quem é que sente prazer em (para utilizar a expressão do momento) ser "bullyngado"?

O filósofo tenta obscurecer o óbvio, na vã tentativa de desmerecer a fé cristã.

Mas o verdadeiro cristão sabe da pequenez dos prazeres mundanos, que são impossíveis de oferecer satisfação plena, mesmo ao mais rico dos homens. 

O verdadeiro cristão também sabe que viver a Palavra de Deus traz conforto e serenidade ATÉ nos momentos em que a dor parece insuportável. (Ou será que alguém que perdesse um filho poderia compensar sua dor com casas, carros, viagens e roupas da moda?) 

O verdadeiro cristão sabe, ainda, que sua vida na Terra tem um início e tem um fim, e que embora tenhamos sido criados "do nada", não retornaremos ao nada, já que há provas científicas e irrefutáveis de que o Universo se encontra em infinita expansão. (Até mesmo para aqueles que tem uma visão antropocêntrica da existência: que sentido faria o homem acabar e o Universo continuar a existir?)

O verdadeiro cristão não se conforma (e nem deveria se conformar) com a redução da existência humana à brevíssima vida sobre a Terra, e sabe que só pode dizer sobre "o depois" Aquele Que Já Existia "antes". E Ele disse! Disse por meio de Cristo, por meio de diversas testemunhas oculares, por meio de profecias como a com que iniciamos esse texto... 

Não há perseguição que possa abalar a forte fé de um cristão, pois não há nenhuma promessa ou desgraça terrena mais significativa e importante que a vida eterna e plena do espírito.

Sigamos firmes na fé em Cristo!

Notas:
*Nietzsche

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Glaubt an Gott, vertraut auf ihn

"Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu" = Seid vorsichtig, dass ihr nicht betrogen werdet, weil viele in meinem Namen(Jesus) kommen werden, (zur Zeit des Weltenendes) und sie werden sagen:"Ich bin's" 

Das Geschäft mit dem Weltenende ist groß. Filmproduzenten nutzen dieses Thema ohne Ende aus und verdienen sich eine goldene Nase damit. 

Viele Menschen haben Angst vor dem Ende der Welt oder sind zumindest faziniert von diesem Schauspiel, das uns früher oder später erwartet. 

Die Filme, die Milionen mit diesem Thema einspielen, suggerieren uns immer wieder, das ein muskelbepackter Superheld kommt und für uns in einer Schlacht mit einem Feind die ganze Welt rettet. 

Wir setzen immer wieder Menschen an die Stelle von Gott, der sagt, das das Ende der Welt irgendwann kommen wird, bevor das Reich Gottes anbricht, nicht in einem Film in der Fantasie von Filmproduzenten, sondern in Wirklichkeit. 

Nicht James Bond, sondern Gott hat etwas Besseres mit uns vor. 

Er sagt:"Habt keine Angst, denn diese Sachen, müssen passieren, glaubt an Gott, vertraut auf ihn"

Confie no Senhor

"(...) Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados (...)”.  (Lc 21,5-11) 
Deus é misericordioso. Tão misericordioso que enviou o seu Filho para que nossos pecados fossem lavados. Deus deu vida a nós e a vida por nós, tudo gratuitamente, por amor.

É triste ver que há tantos irmãos sendo enganados em nome de Deus. É doloroso ver que alguns irmãos se aproveitam da busca espiritual dos outros para deturpar os ensinamentos do Senhor, utilizando a religião como instrumento de coação e de temor, para atingir interesses particulares e contrários ao amor que Deus deseja indistintamente a todos nós.

E aí é oportuno perguntar: Será que as pessoas buscam junto ao Espírito Santo o discernimento necessário para saber o que é de Deus e o que não é?

Quem crê no amor, na bondade e na misericórdia do Pai não tem nada a temer. O medo é para os fracos de fé. Quando a fé é forte, não há temor, e sim esperança. Peça ao Espírito Santo que lhe dê discernimento e que fortaleça a sua fé.

Deus abençoe a todos nós.

O Gozo do Evangelho

A exortação apostólica, Evangelli Gaudium ("O Gozo do Evangelho", livre tradução), do Papa Francisco, foi publicada hoje.

No site do Vaticano não há versão em português. Segue o link para a original, em espanhol:


Só tive a oportunidade de ler o primeiro tópico da introdução, mas pretendo lê-la em sua integralidade, e, tão logo o faça, voltarei aqui, com alegria, para compartilhar o que li.

Deus abençoe a todos nós.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nós

Não. Não há nós no caminho da Verdade. 
A Verdade é Reta, Única, Absoluta, Perfeita e Imutável. 
Sim, a Verdade é Divina. 
Não há nós. 
Mas há "nós": eu, você e todas as outras pessoas. 
Todos partes de um corpo que só é perfeito na unidade.
Um corpo cujo funcionamento depende de cada um exercer em favor do todo a vocação que lhe foi confiada.
A Verdade nos enlaça sem nós.

Bem vindos ao nosso site de meditações, poesias e outras coisas...