sábado, 15 de março de 2014

A Porta e o Caminho


Assim fala o Senhor: 2“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22 Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou. 23 Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24 Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25 Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’. (Ez 18, 21-28)


Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.(Sl 129)


23 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. (Mt 5,20-26)

Deus é misericordioso, ama-nos e, como todo pai amoroso, deseja o melhor para cada um de nós. E o melhor, aos olhos de Deus, é que cada um de nós pratique o bem, a justiça, a paz e o amor, mesmo que, antes disso, seja preciso nos perdoar um sem número de vezes.

O perdão é como uma porta e o arrependimento como o caminho até ela. A porta está sempre aberta para quem quer que seja, mas só chega até ela quem deseja de coração trilhar o respectivo caminho.

Deus não olha as faltas do passado, mas valoriza o ânimo presente, o arrependimento sincero, a vontade de agir hoje e futuramente de acordo com os planos Dele.

Do mesmo modo, para Deus não tem valor todo o bem que fez aquele que hoje se rebelar. E não há nenhuma falta de lógica nisso, pois se Ele tem um bom plano para cada um de nós, não é do desejo Dele que "morramos na praia".

Se hoje o bom homem se afasta de Deus, todo o bem por ele feito terá sido vão. Mas, graças à misericórdia do Pai, ele pode se arrepender de seus pecados e obter o divino perdão sempre que sua humildade permitir.

O sentimento de "culpa" que às vezes carregamos conosco é um sinal positivo. É sinal de que existem valores cristãos dentro de nós que permitem que abandonemos o orgulho e nos arrependamos de coração.