sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Deixe Ele agir

"Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! Assim, já não és mais escravo, mas filho" (Gl 4, 4-7)
"Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: ´Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu´. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lc 1,39-47).
Maria permitiu que o Espírito Santo nela agisse. Ela confiou nos planos de Deus, por mais antinaturais que pudessem parecer. Qualquer um poderia indagar: como uma mulher virgem e outra idosa e estéril poderiam conceber filhos? Mas Maria simplesmente depositou toda a sua confiança Naquele em quem acreditava.

Isabel também ficou "cheia do Espírito Santo", e, antes mesmo que Maria lhe contasse a Boa Nova, tomou conhecimento do que estava acontecendo: que ela geraria um filho apesar de sua esterilidade e que sua prima daria à luz o Filho de Deus. 

Ambas abriram seus corações às manifestações do Espírito Santo, que atuou de modo que elas pudessem compreender perfeitamente o que se passava, confortando-as e alegrando-as com os milagres anunciados e efetivados.

Cada um de nós carrega em algum lugar de nosso coração o Espírito Santo de Deus, porque Deus desejou que não fôssemos escravos de regras muitas vezes contrárias à verdadeira, eterna e única moral: aquela introduzida por meio de Jesus Cristo.

Todos - mesmo os recém-nascidos - somos, em algum grau, conscientes do que é bom e do que é mau. Essa consciência não nos é ensinada. Ela nasce conosco, porque trazemos dentro de nossos corações o Espírito Santo.

É esse Espírito Santo que sonda nossos pensamentos, que escuta nossos clamores, que assiste nossas angústias, que nos dá todo o discernimento que buscamos quando resolvemos deixá-Lo agir em nós e que, uma vez agindo, enche-nos de conforto e alegria.

Deixe o Espírito Santo agir em você! 

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Amor paciente

"Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu?" (Mt 18, 12-14)
Para entendermos essa parábola, é importante sabermos que, no tempo de Jesus, as montanhas eram muito boas para procurar alguma coisa para comer.
Não era perigoso, pois, deixar as ovelhas pastarem nas montanhas. 

Mas, o homem nessa parábola sabia que cada uma dessas ovelhas era importante. 

Nós poderíamos dizer: "Tá bom, tenho ovelhas suficientes, não vou perder tempo procurando uma única ovelhinha perdida". Um dono de uma fábrica, talvez, dissesse: "Deixa pra lá. O tempo perdido procurando um produto é lucro que deixo de obter com a produção de vários outros".

Deus não pensa como nós, nem como o dono da fábrica. 

Ele ama todos os seus filhos, ele ama cada um de seus filhos: eu, tu, nós, vós, eles... 

E se você pensa que é pequeno e sem importância, saiba que, diante de Deus, você é mais que importante: você é especial! Ainda que, por ventura, você tenha se perdido nos caminhos do mundo e nas cavernas da vida.

Deus ama todos e cada um com a mesmíssima intensidade, até mesmo aqueles que parecem viver sem Ele: os banqueiros, os assassinos, os ladrões.... 

Deus vai esperar por essas pessoas até que elas enxerguem que a vida não faz o menor sentido se não for vivida como Jesus ensinou, como Deus deseja. 

Você nunca vai estar sozinho: Deus estará paciente e amorosamente esperando por você. 

Dê uma chance a Ele. Ele te dá infinitas chances. Ele te ama mais do que ninguém.