quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Firmes na Fé em Cristo

"Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé (...) É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!(Lc 21,12-19)
O Evangelho de hoje é mais uma prova irrefutável da veracidade do cristianismo. Trata-se de profecia que já se confirmou no passado e que continua a se confirmar no presente: a perseguição aos cristãos. 

Tal perseguição se revela nos dias de hoje muitas vezes de forma dissimulada, como quando levantam suspeitas despidas de quaisquer fundamentos e fazem chacota com a crença em Jesus Cristo.

Um filósofo ateu* ousou dizer que buscam um deus apenas aqueles em que prepondera o sofrimento em vez do prazer. (Aliás, para alguém que se diz ateu, admitir aquilo em que não acredita - Deus - como uma forma de compensação do sofrimento humano, é, no mínimo, uma contradição em seus próprios termos. Afinal, como algo que "não existe" poderia produzir algum efeito?). 

Isso carece de sentido, pois SER CRISTÃO NÃO É NADA FÁCIL. Ser cristão implica enfrentar preconceitos, piadas, ofensas, marginalização... Enfim, toda sorte de perseguição. Quem é que sente prazer em (para utilizar a expressão do momento) ser "bullyngado"?

O filósofo tenta obscurecer o óbvio, na vã tentativa de desmerecer a fé cristã.

Mas o verdadeiro cristão sabe da pequenez dos prazeres mundanos, que são impossíveis de oferecer satisfação plena, mesmo ao mais rico dos homens. 

O verdadeiro cristão também sabe que viver a Palavra de Deus traz conforto e serenidade ATÉ nos momentos em que a dor parece insuportável. (Ou será que alguém que perdesse um filho poderia compensar sua dor com casas, carros, viagens e roupas da moda?) 

O verdadeiro cristão sabe, ainda, que sua vida na Terra tem um início e tem um fim, e que embora tenhamos sido criados "do nada", não retornaremos ao nada, já que há provas científicas e irrefutáveis de que o Universo se encontra em infinita expansão. (Até mesmo para aqueles que tem uma visão antropocêntrica da existência: que sentido faria o homem acabar e o Universo continuar a existir?)

O verdadeiro cristão não se conforma (e nem deveria se conformar) com a redução da existência humana à brevíssima vida sobre a Terra, e sabe que só pode dizer sobre "o depois" Aquele Que Já Existia "antes". E Ele disse! Disse por meio de Cristo, por meio de diversas testemunhas oculares, por meio de profecias como a com que iniciamos esse texto... 

Não há perseguição que possa abalar a forte fé de um cristão, pois não há nenhuma promessa ou desgraça terrena mais significativa e importante que a vida eterna e plena do espírito.

Sigamos firmes na fé em Cristo!

Notas:
*Nietzsche

Nenhum comentário: